sábado, 31 de dezembro de 2011

EUA estudam transferir cinco talebans presos em Guantánamo para o Afeganistão


O governo dos Estados Unidos estuda a possibilidade de transferir cinco talebans presos em Guantánamo para o Afeganistão, com o objetivo de avançar nas conversas de paz com os grupos insurgentes do país asiático.

Entre os presos estaria um dos principais comandantes da organização, Mullah Mohammed Fazl, que está preso desde 2002, informou nesta sexta-feira a rede de televisão Fox News em seu site, citando um alto funcionário americano.

Fazl é suspeito de ter matado milhares de muçulmanos xiitas quando dirigia as tropas talebans no Afeganistão, antes da invasão americana em 2001.

A proposta também inclui o ex-governador taleban da província de Herat, Khairullah Khairkhwa, e outros três presos que não tiveram as identidades reveladas.

A transferência dos prisioneiros faria parte de um esforço do governo dos EUA para estimular negociações entre o governo do presidente do Afeganistão, Hamid Karzai, e a insurgência taleban.

A Fox News informou ainda, baseado em informações de dois altos funcionários, que o Departamento de Estado e a Casa Branca pretendem realizar uma série de encontros secretos na Europa e no Golfo Pérsico com um grupo de representantes dos talebans.

Em troca dos presos, os EUA pediriam que a liderança da organização corte seus laços com a Al Qaeda e aceite o governo civil eleito no Afeganistão.

Karzai, no entanto, mostrou-se contrário à medida, pois considera que seu governo foi deixado de lado na formulação do acordo. Além disso, a proposta também incluiria a criação de um escritório dos talebans num terceiro país, provavelmente o Catar, onde o grupo poderia desenvolver suas atividades políticas e lideraria as negociações de paz para pôr fim à guerra no Afeganistão.

FOLHA