A Finlândia pode cair numa recessão no início do próximo ano, disse nesta terça-feira o Ministério das Finanças, que revisou suas previsões de crescimento de 1,8% para 0,4% em 2012.
Pela definição técnica de recessão, bastam dois trimestres consecutivos de contração do PIB (soma das riquezas produzidas no país).
O Ministério projetou um crescimento de 2,6% neste ano, podendo subir para 1,7% em 2013, após um ano de baixa demanda e investimentos deprimidos.
O relatório oficial adverte ainda que a Finlândia pode ser atingida no início de 2012 salvo se as relações comerciais com seus parceiros mais importantes - Rússia, Suécia e Alemanha - melhorarem.
"O crescimento em 2012 vai depender quase totalmente da demanda doméstica, já que as exportações devem permanecer fracas no ano que vem", adverte o Ministério no relatório publicado nesta semana.
O governo diz ainda que a taxa de desemprego, que atingiu 6,2% em novembro (o menor número em três anos), deve gradualmente crescer para 8% no ano que vem. Já a inflação pode cair moderadamente, para 2,7% no ano que vem.
ASSOCIATED PRESS/FOLHA