quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Maior uso de internet 3G puxa oferta de planos das operadoras


O acesso à internet por meio de banda larga móvel cresceu 67,2% no Brasil em 2011, cinco vezes mais em relação à banda larga fixa. Dessa fatia, a maior parte diz respeito a aparelhos como celulares e tablets.

As conclusões são de um estudo da consultoria Teleco divulgado na semana passada, feito a pedido da Huawei.

Esse crescimento, acima da média mundial, influencia na mudança do perfil de serviços oferecidos pelas operadoras de telefonia por aqui.

As quatro maiores empresas que operam no país têm planos com preços que vão de R$ 5 a R$ 499.

Em relação ao volume de dados, a variedade também é grande: há desde opções que oferecem 10 Mbytes mensais a planos ilimitados.

Mesmo com uma boa gama de ofertas, o estudo da Huawei mostra que a média de preços praticados no Brasil está acima do que é cobrado em países vizinhos, como Argentina, Chile e México.

CAMPEÃO DE ACESSOS

De acordo com os dados mais recentes da Anatel em relação à banda larga móvel, referentes a outubro deste ano, o Estado de São Paulo responde por 26,1% dos 37,6 milhões de acessos que o país apresentou naquele mês.

Desde o início do ano, houve crescimento mês a mês do número de acessos no Brasil. No acumulado de janeiro a outubro, o número de acessos quase dobrou -em janeiro foram 20,8 milhões, dos quais 28,9% são paulistas.

FOLHA