segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Montadora sueca Saab declara falência


A montadora sueca Saab declarou falência formalmente nesta segunda-feira, anunciou um tribunal, ao fim de um longo processo de dois anos para tentar salvar a marca.

"Executivos da Saab compareceram à sede do tribunal nesta manhã e apresentaram os documentos para pedir que sejam considerados em falência", afirmou à AFP uma fonte da corte do distrito de Vaenersborg. O tribunal examina o pedido.

O site do tribunal informou em uma nota que três empresas ligadas a Saab apresentaram os documentos: SAAB Automobile Aktiebolag, Saab Automobile Tools AB e Saab Automobile Powertrain.

"A corte pretende analisar os pedidos e indicar um representante do processo rapidamente", afirma uma nota do tribunal.

O diretor gerente da Saab, Victor Muller, deve comparecer à corte, ao mesmo tempo que os juízes decidirão se mantêm ou cancelam a proteção contra a falência de três meses a favor da Saab que foi implementada durante as negociações para salvar a empresa.

Muller enfrentava problemas para conseguir um acordo que permitisse salvar a Saab da quebra e centrava as negociações com dois grupos chineses, a montadora Youngman e a distribuidora de veículos Pang Da.

FRANCE PRESS/FOLHA