quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Multidões de paraguaios peregrinam em honra à Virgem de Caacupé


Dezenas de milhares de católicos paraguaios iniciaram nesta quarta-feira (7) peregrinação até o santuário de Nossa Senhora de Caacupé, a 55 quilômetros de Assunção, para umas das maiores celebrações religiosas da América Latina.

Os devotos, muitos dos quais iniciaram sua caminhada dias atrás desde os locais mais afastados do país, empreenderam caminho pela Rota 2, que conduz à basílica da cidade de Caacupé, no departamento de Cordillera.

Apesar da chuva que caiu durante todo o dia, muitos outros continuarão caminhando de madrugada para chegar a tempo de assistir à missa desta quinta-feira.

Com a peregrinação, os devotos prestam tributo e agradecimento à Virgem de Caacupé, que no Paraguai encarna a Imaculada Conceição e cujo dia - feriado nacional - é celebrado com uma missa que no ano passado juntou cerca de um milhão de pessoas.

Depois de visitar o santuário, a maioria dos devotos acampará em tendas nos arredores do local ou dormirá em colchonetes à espera da grande missa desta quinta-feira, que será transmitida pelas emissoras de televisão e rádio.

Bicicletas, carroças puxadas por bois e outros tipos de transportes também foram utilizados pelos peregrinos, que vão acompanhados de seus familiares ou em grupos de amigos, o que formava intermináveis congestionamentos.

Durante a cerimônia deste ano, os líderes da Igreja Católica no país reiteraram sua rejeição e condenação ao casamento entre pessoas do mesmo sexo e ao aborto, e também criticaram as autoridades, às quais pediram para redobrar esforços na luta contra a pobreza e a insegurança.

EFE/FOLHA