sábado, 17 de dezembro de 2011

O iPhone 5 e mais 5 produtos que devem chegar às lojas em 2012

São Paulo — O iPhone 5 não virou realidade em 2011, apesar das expectativas. Mas pouca gente duvida de que ele seja lançado em 2012. Além dele, muitos outros produtos estão em desenvolvimento ou em estágio inicial de produção e devem chegar às lojas no próximo ano. Confira seis desses produtos que devem chegar em 2012 levando a tecnologia um passo à frente. Como já acontece há algum tempo, as novidades mais interessantes estarão na área de tablets e smartphones – mas não só nessa área, é claro.

Muito esperado em 2011, o iPhone 5 não se materializou ainda. Mas é praticamente certo que ele vem em 2012, provavelmente em junho.  Foi nesse mês que a Apple apresentou o iPhone inicial e os modelos 3G, 3GS e 4. Só o iPhone 4S quebrou essa tradição ao ser anunciado em outubro.
O que se espera do iPhone 5 é um smartphone completamente redesenhado, com tela maior que a do iPhone atual – provavelmente de 4 polegadas. O fato é que alguns smartphones com Android e Windows Phone fazem a telinha de 3,7 polegadas do iPhone 4S parecer pequena. A tela do Galaxy Nexus – resultado da parceria entre a Samsung e o Google –, por exemplo, mede 4,65 polegadas. A do HTC Titan, que roda o Windows Phone, mede 4,7 polegadas.
É natural que a Apple lance um modelo maior para competir com esses rivais. E é provável que ele use o novo processador A6, que também será empregado no iPad 3.
A Apple deve apresentar a próxima geração do iPad em fevereiro ou março, e as vendas devem se iniciar nos Estados Unidos poucos dias depois. Há duas novidades principais previstas para o iPad 3. A primeira é uma tela do tipo Retina, como a do iPhone 4 e do 4S. Ela terá quatro vezes mais pixels que a tela atual do iPad. A segunda novidade é um processador mais potente que deverá se chamar A6 (nome óbvio, já que os chips anteriores do iPad são o A4 o A5). A Apple ainda pode surpreender incorporando a conexão celular 4G LTE ao iPad. Mas as chances de isso acontecer são pequenas.
Há uma boa dose de certeza de que o lançamento aconteça mesmo no primeiro trimestre. Foi nessa época que a Apple apresentou tanto o modelo inicial do tablet como o iPad 2. Além disso, informações vindas da Ásia indicam que os fabricantes já produzem a tela e outros componentes para o iPad 3. Além disso, há rumores de que a Apple já contratou os fabricantes asiáticos LG Display e AU Optronics para fornecer uma tela sensível ao toque de 7,85 polegadas a ela. Se essa informação se confirmar, isso significa que a Apple vai lançar um modelo menor do iPad em algum momento – talvez no segundo semestre 2012. 
Obviamente, a Apple não é a única empresa que pensou em criar um tablet com tela de resolução extremamente alta. Informações não oficiais indicam que sua rival Samsung também prepara um modelo da linha Galaxy Tab com esse tipo de tela. Pelo que tem circulado no mercado, a empresa coreana está correndo para apresentar o produto em fevereiro – possivelmente antes do iPad 3.
Informações não oficiais indicam que o tablet deverá ter uma enorme tela de 11,6 polegadas (a do iPad 2 mede 9,7 polegadas). Vai rodar o sistema Android 4.0, conhecido como Ice Cream Sandwich. Como as informações são vagas, é difícil saber se o gadget existe mesmo ou é só uma lenda. Mas a Samsung tem investido em tablets em tamanhos variados e foi a concorrente mais forte para a Apple em 2011. Assim, as chances de esse “Galaxy Tab HD” virar realidade são grandes.
A Microsoft deve liberar uma versão beta do Windows 8 no início do ano, provavelmente durante o Consumer Electronics Show, que acontece de 10 a 13 de janeiro em Las Vegas. Já a versão final só deve sair na metade do ano. O novo sistema operacional vai rodar tanto em PCs como em tablets. Deve trazer poucas novidades para os PCs convencionais, com mouse e teclado. Por causa disso, a empresa de estudos de mercado IDC chegou a divulgar um relatório dizendo que o novo sistema será irrelevante para os usuários de PC.
Já para os aparelhos com tela sensível ao toque, o Windows 8 traz uma interface gráfica completamente redesenhada, baseada na do Windows Phone. Ela vem sendo elogiada por muita gente. E pode ser uma solução atraente para quem precisa rodar aplicativos típicos de PC num tablet, especialmente em empresas.
Mas a Microsoft está chegando atrasada a esse mercado. Quando os tablets com Windows 8 vierem, muitos usuários já estarão acostumados como o iPad ou com o Android e não terão motivos para adotar o Windows. E ainda há quem preveja que os tablets com Windows 8 não vão conseguir competir em preço com o iPad e os modelos com Android. Não é um cenário animador para Steve Ballmer e companhia.
A Nintendo deve lançar a próxima geração do Wii durante o evento E3, que acontece em junho em Los Angeles. A empresa já fez uma apresentação durante o E3 de 2011, de modo que várias das características do novo console para jogos já são conhecidas. Com chips mais potentes, ele vai exibir gráficos na resolução full HD (1080p), bastante melhores que os do Wii atual. Também terá um controle em forma de tablet, com tela sensível ao toque. O usuário vai poder jogar tanto vendo as imagens na TV como no próprio controle. 
Quando apareceu em 2006, o Wii – com seu controle sem fio capaz de detectar movimentos em três direções – mostrou ao mundo uma nova maneira de jogar. Mas os concorrentes avançaram e o Wii ficou para trás em aspectos como a qualidade dos gráficos e os recursos para jogos em rede. O Wii U é a esperança da Nintendo para pelo menos alcançar a Sony e a Microsoft.
Há boa dose de certeza de que os cinco produtos que listamos até agora cheguem em 2012. O caso do televisor da Apple, que vem sendo chamado informalmente de iTV, é mais incerto. Digamos que há 30% de chances de ele se materializar até o fim do ano.
O iTV é citado por Walter Isaacson na biografia autorizada de Steve Jobs. O fundador da Apple trabalhou no projeto de um televisor ao longo de 2011. Ele dá  a entender que há uma equipe em Cupertino elaborando esse projeto. Seu objetivo era acabar com a confusão de cabos e controles remotos dos home theaters atuais, além de simplificar a interface entre a TV e o usuário. Jobs chegou a dizer a Isaacson que, depois de estudar bastante o assunto, ele havia finalmente encontrado a fórmula para o aparelho que queria fabricar.
Recentemente, um site australiano disse ter ouvido de fornecedores japoneses que a Apple planejava produzir o televisor em três tamanhos, de 32 a 55 polegadas. Mas não se conhecem outros detalhes. E,  diferentemente do que acontece com o iPad 3, não há notícias de fabricantes asiáticos produzindo telas ou outros componentes para o iTV. Isso sugere que o televisor ainda está em desenvolvimento. Pode chegar às lojas no final de 2012 ou ficar para 2013.
EXAME