segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

OCDE assinala desaceleração das maiores economias em outubro


As principais economias mundiais seguem em processo de desaceleração, segundo os índices compostos que indicam as tendências da atividade econômica, divulgados nesta segunda-feira pela OCDE (Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômicos).

Os índices compostos calculados em outubro "continuam demonstrando uma desaceleração da atividade econômica na maioria das grandes economias, apesar das variações" de intensidade na desaceleração, afirmou a entidade, que agrupa a maioria dos países ricos do planeta.

O indicador, elaborado para antecipar eventuais inflexões da atividade econômica, retrocedeu 0,3 ponto em outubro. É a oitava queda mensal consecutiva para a zona da OCDE, integrada por 34 países. No G-7, dos países mais industrializados, também caiu 0,3 ponto, em seu sétimo retrocesso consecutivo.

Os investimentos de tendência costumam preceder em cerca de seis meses os da atividade econômica, de acordo com a organização.

"Os índices compostos avançados do Canadá, China e Estados Unidos continuam assinalando uma desaceleração da atividade econômica em torno de sua tendência a longo prazo, mas com um leve retrocesso" em relação ao mês anterior, indica a OCDE.

No Brasil, França, Alemanha, Índia, Itália e no Reino Unido, assim como na zona do euro, "os índices compostos avançados continuam assinalando fortemente uma atividade econômica abaixo de sua tendência a longo prazo", acrescenta.

FRANCE PRESS/FOLHA