domingo, 11 de dezembro de 2011

Odair Calia Florino (1935-2011) - Dentista com 50 anos de atuação


O ofício de dentista, pelo qual era apaixonado, Odair Calia Florino exerceu por mais de 50 anos. Com tanto tempo de carreira, teve pacientes tão antigos que ultrapassaram meio século de tratamento em seu consultório.

Nascido em São Paulo, passou a infância em Mogi das Cruzes, a 57 km da capital paulista, pois os pais, comerciantes, abriram na cidade uma loja de calçados.

Nesse período, jogou basquete, um de seus esportes favoritos ao lado do tênis. No colégio, conheceu a mulher, Flávia, que chegou a ser professora, mas parou para se dedicar somente à família.

Voltou à capital para fazer cursinho e entrou na USP, onde se formou. Logo após os estudos, trabalhou com um dentista amigo e depois abriu o próprio consultório. Sempre atuou na região de Pinheiros e Vila Madalena, na zona oeste da cidade.

Possuiu consultório na Cardeal Arcoverde, na Praça Panamericana e, por último, na Rua Costa Carvalho.

Por alguns anos, deu aulas na USP, na cadeira de prótese, como lembra a filha Denise, também dentista e que sempre trabalhou com o pai.

O filho Marcos chegou a fazer odonto, mas desistiu e se tornou administrador de empresas. A filha Gislene é professora de educação física.

Odair era sério, exigente (às vezes bravo), mas carinhoso e muito ligado à família e aos amigos, diz a filha. As netas o chamavam de Nono.

Ia começar um tratamento contra um câncer. Trabalhou até o último dia de novembro. Morreu na sexta (2), aos 76, após uma parada cardiorrespiratória causada por uma tromboembolia pulmonar.

FOLHA