sábado, 10 de dezembro de 2011

Rio Verde descobre minério de potássio em Sergipe


A Rio Verde, empresa canadense, descobriu no município de São Cristovão, em Sergipe, uma jazida de minério de potássio e pode começar a exploração nos próximos dois anos segundo, disse à Reuters o secretário de Desenvolvimento do Estado, Zeca da Silva.

Um geólogo da empresa, Luiz Carlos Clerot, confirmou a informação e disse que a área tem potencial para produzir até 600 milhões de toneladas de minério de potássio a partir das lavras de silvinita e carnalita.

"É o que podemos chamar de um depósito de classe mundial", afirmou o técnico.

A jazida está a 1,2 mil metros de profundidade e tem uma espessura de aproximadamente 80 metros. A descoberta de potássio é importante para os objetivos do Brasil em ter matéria-prima para produção de fertilizantes.

"O Brasil é o país que importa mais de 90 por cento de potássio para produzir fertilizantes. Essa jazida vai contribuir para a meta do país de se tornar auto-suficiente na produção de fertilizantes", disse o geólogo.

O secretário afirmou que a empresa fará agora uma análise para qualificar o minério encontrado e depois elaborará os estudos econômicos e de engenharia para iniciar a produção.

"Esses estudos devem ficar prontos no segundo semestre de 2012", afirmou. Segundo ele, os investimentos na exploração devem chegar a 3,5 bilhões de reais, daqui a aproximadamente dois anos, quando teria que ser instalada uma planta industrial para produção do potássio.

REUTERS/FOLHA