sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Submarino nuclear pega fogo durante reparos na Rússia



O submarino nuclear russo K-84 Ekateriumburgo pegou fogo nesta sexta-feira durante os trabalhos de reparação nos estaleiros de Rosliakovo, na região setentrional de Murmansk, noroeste da Rússia.

As autoridades russas anunciaram que o incêndio está controlado e que nenhum vazamento radioativo foi detectado.

Membros da tripulação continuavam a bordo do submarino nuclear, que permanece em chamas no estaleiro no norte da Rússia, disse um porta-voz da promotoria militar. Segundo ele, os integrantes da tripulação estavam realizando testes para o nível de radiação, mas o incêndio "está controlado".

"São os militares que estão garantindo a segurança do submarino nuclear", disse o promotor militar Alexander Grigoriev, segundo a agência de notícias estatal RIA. Ele afirmou que a vida dos homens a bordo do submarino não estava em risco.

Mais cedo nesta sexta-feira, a Rússia informou que havia controlado as chamas do submarino ao submergir parcialmente a embarcação, que passou horas em chamas apesar dos helicópteros e barcos que tentavam conter o fogo desde a tarde de quinta-feira.

Segundo o Ministério de Situações de Emergência, o incêndio foi provocado pela violação das medidas de segurança durante o processo de reparação do navio.

Uma fonte militar explicou à agência Interfax que o fogo ocorreu durante a utilização de andaimes de madeira pelos operários do estaleiro, mas ressaltou que o incêndio atingiu apenas o casco da embarcação.

As autoridades garantem que em nenhum momento o incêndio ameaçou passar do casco ao interior da embarcação, onde o sistema de propulsão nuclear estava desativado.

"A propagação do fogo no interior do submarino está descartada. Também não há ameaça para as equipes técnicas da embarcação", disse.

Os reatores nucleares do submarino já foram desligados e não apresentam risco, segundo as autoridades. Nove pessoas ficaram feridas na tentativa de combater e fogo e precisaram ser hospitalizadas.



Um comunicado do Ministério das Situações de Emergência afirma que o nível de radioatividade ao redor do submarino nuclear é normal e não representa uma ameaça para a população.

"Os parâmetros estão dentro de uma série de flutuação de radiação natural. Não há ameaças à população", afirma a nota.

Uma equipe de investigadores militares já se encontra no local do acidente para interrogar as testemunhas e esclarecer as causas do incêndio.

A bordo do submarino nuclear estratégico de 11,74 mil toneladas, um dos mais potentes da Marinha russa e que estava passando por reparos em um dique seco, não havia nenhuma arma atômica. A embarcação pode transportar até 16 mísseis balísticos intercontinentais.

O Ekateriumburgo integra a frota russa do Norte. Entrou em serviço em 30 de dezembro de 1985, ainda no período da União Soviética, tem 167 metros de comprimento e está equipado com mísseis de combustível líquido de mais de nove mil quilômetros de alcance.

FOLHA