As luzes de uma árvore de Natal de 30,5 metros de altura procedente da Ucrânia, montada na Praça de São Pedro do Vaticano, foram acesas nesta sexta-feira. A árvore permanecerá no local, junto ao tradicional presépio durante as festas do Natal.
Com um diâmetro de 5,6 metros, a árvore pesa quase 5.000 quilos e vem de Zakarpattia, na região ucraniana de Transcarpácia.
A árvore é um pinheiro vermelho da espécie "Picea abies" que tem mais de 700 galhos, alguns dos quais pesam entre dez e 12 quilos, e será decorada com 2.500 bolas douradas e prateadas, além de luzes brancas e amarelas, as cores do Vaticano, e inaugurada em 16 de dezembro.
O Vaticano entrou há várias semanas no período natalino com o começo das obras de construção do presépio de Natal, que desde a decisão de João Paulo II em 1982, ocupa o centro da praça de São Pedro.
Uma equipe monta desde meados de novembro a estrutura do presépio, onde serão colocadas as principais esculturas tradicionais do nascimento de Jesus Cristo.
Neste ano, o Vaticano também foi decorado com figuras natalinas procedentes do México.
Trata-se de um presépio formado por 15 peças de cerâmica que será instalado na Sala Paulo 16 do Vaticano, onde o papa celebra as audiências públicas e outros eventos durante essas festas.
Outro presépio será instalado na entrada dos Museus Vaticanos, além de uma árvore de Natal.
FOLHA