sábado, 17 de dezembro de 2011

Vaticano acende luzes de árvore de Natal vinda da Ucrânia


As luzes de uma árvore de Natal de 30,5 metros de altura procedente da Ucrânia, montada na Praça de São Pedro do Vaticano, foram acesas nesta sexta-feira. A árvore permanecerá no local, junto ao tradicional presépio durante as festas do Natal.

Com um diâmetro de 5,6 metros, a árvore pesa quase 5.000 quilos e vem de Zakarpattia, na região ucraniana de Transcarpácia.


A árvore é um pinheiro vermelho da espécie "Picea abies" que tem mais de 700 galhos, alguns dos quais pesam entre dez e 12 quilos, e será decorada com 2.500 bolas douradas e prateadas, além de luzes brancas e amarelas, as cores do Vaticano, e inaugurada em 16 de dezembro.

O Vaticano entrou há várias semanas no período natalino com o começo das obras de construção do presépio de Natal, que desde a decisão de João Paulo II em 1982, ocupa o centro da praça de São Pedro.

Uma equipe monta desde meados de novembro a estrutura do presépio, onde serão colocadas as principais esculturas tradicionais do nascimento de Jesus Cristo.

Neste ano, o Vaticano também foi decorado com figuras natalinas procedentes do México. 

Trata-se de um presépio formado por 15 peças de cerâmica que será instalado na Sala Paulo 16 do Vaticano, onde o papa celebra as audiências públicas e outros eventos durante essas festas.

Outro presépio será instalado na entrada dos Museus Vaticanos, além de uma árvore de Natal.

FOLHA