segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Arquivos do Megaupload podem ser deletados na próxima quinta-feira

Dados dos usuários do site Megaupload podem ser apagados na próxima quinta-feira (2).

Promotores dos EUA bloquearam o acesso ao Megaupload há alguns dias -o site teria facilitado milhões de downloads ilegais de filmes, músicas e outros conteúdos. Sete pessoas foram indiciadas por envolvimento com o negócio. 

O dono do serviço, conhecido como Kim Dotcom, está preso e teve pedido de fiança negado.

Uma carta emitida pela promotoria de Justiça do estado norte-americano da Virgínia na sexta-feira (27) disse que as empresas Carpathia Hosting Inc. e Cogent Communications Group Inc. podem começar a exclusão de dados na quinta-feira. O governo dos Estados Unidos afirmou que oficiais copiaram alguns arquivos dos servidores, mas que não apreenderam as máquinas.

Desde o bloqueio do site, contas bancárias relacionadas ao Megaupload foram congeladas e, por isso, as empresas Carpathia e Cogent deixaram de receber pelo armazenamento dos arquivos.

Ira Rothken, advogado do Megaupload, disse que a empresa está trabalhando com os promotores para tentar manter os dados. Segundo ele, pelo menos 50 milhões de usuários, que guardam fotos de família e documentos pessoais, podem ser prejudicados.

Ainda segundo Rothken, os arquivos podem ser importantes para a defesa legal do próprio Megaupload e por isso não podem ser apagados.

ASSOCIATED PRESS/FOLHA