segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Com saúde frágil, Stephen Hawking falta à homenagem de 70 anos


A saúde debilitada do físico britânico Stephen Hawking o impediu de comparecer à festa organizada no domingo (8) em sua homenagem pelo aniversário de 70 anos.

"Infelizmente a recuperação não é rápida o suficiente para que ele possa estar aqui", disse o vice-chanceler da Universidade de Cambridge, Leszek Borysiewicz em entrevista à imprensa.

Hawking sofre da doença de Lou Gehrig, ou esclerose lateral amiotrófica, uma doença degenerativa que o deixa sem quase movimentos e saiu de uma recente internação hospitalar.

O físico enviou uma mensagem gravada aos participantes do evento, em que defende as viagens interplanetárias diante do futuro incerto na Terra.

 Hawking não acredita que possamos sobreviver outros milhares de anos sem começar a colonização para além da Terra.

Borysiewicz homenageou dizendo que o cientista "transformou nosso entendimento sobre o espaço e o tempo, os buracos negros e as origens do Universo".

O evento foi transmitido pela internet. "Se você está nos ouvindo, Stephen, feliz aniversário de todos nós aqui", disse o vice-chanceler antes de uma salva de palmas de cientistas, estudantes e jornalistas reunidos no Hall Lady Mitchell.

FOLHA