sábado, 7 de janeiro de 2012

Famílias de americanos mortos no Iraque encerram processo contra empresa de segurança


Parentes de quatro americanos brutalmente assassinados no Iraque em Fallujah em 2004 alcançaram na Justiça um acordo com a empresa de segurança Blackwater, para quem os homens trabalhavam, para por fim ao processo.
Scott Helvenston, Jerry Zovko, Wes Batalona e Mike Teague foram emboscados por uma multidão de iraquianos furiosos, alvejados a tiros, agredidos e queimados até a morte em Fallujah, cidade que viu uma das mais sangrentas batalhas depois da invasão americana, em 2003.
Dois dos corpos carbonizados foram pendurados em uma ponte, para regozijo da multidão e choque para o público ocidental.
A Blackwater, conhecida agora como Academi, estava sendo acusada de enviar os homens para um ambiente de alto risco sem as devidas medidas de segurança.
O acordo, de cláusulas confidenciais, põe fim às reivindicações das famílias por um julgamento público contra a empresa.
O jornal que publicou a informação pela primeira vez, The Virginian-Pilot, lamentou o que poderia ter sido um "processo de referência quanto à prestação de contas no campo de batalhas, em uma era de guerra privatizada".
BBC BRASIL