segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Greve geral contra medidas de austeridade paralisa Bélgica


A Bélgica se encontra parcialmente paralisada nesta segunda-feira por uma greve geral convocada por sindicatos para protestar contra as políticas de austeridade do país, no mesmo dia em que se realiza uma cúpula dos dirigentes europeus sobre a situação econômica no continente.

Os empregados ferroviários belgas pararam na noite de domingo, dando início, com algumas horas de antecipação, à greve protesto contra o pacote de austeridade. Os trens deixaram de circular às 21h locais, segundo moradores.

Também foram interrompidos os serviços nos transportes de alta velocidade com conexões internacionais, que unem Bruxelas a Paris, Amsterdã e Londres.

Os principais sindicatos do país são contra cortes de bilhões de euros de verbas decretados pelo governo socialista de Elio Di Rupo para frear os gastos públicos, e esperam paralisar o país com um chamado à greve tanto no setor público quanto no privado.

Os correios, as repartições públicas, alguns bancos e vários hipermercados devem permanecer fechados nesta segunda-feira.

O segundo maior aeroporto do país, em Charleroi, espera ter que cancelar voos previstos para hoje. Ainda não se sabe o que acontecerá no aeroporto de Bruxelas.

Para receber os chefes de Estado e de governo da União Europeia que devem se reunir à tarde na capital belga, as autoridades puseram à disposição o pequeno aeroporto militar de Beauvechain, a 30 km ao sul de Bruxelas.

FRANCE PRESS/FOLHA