A marca de carros de luxo Jaguar Land Rover está em busca de um terreno no Brasil para a instalação de uma fábrica. Segundo o "Wall Street Journal", a companhia considera três centros industriais do país.
"O Brasil e o resto da América do Sul são um mercado muito interessante. É um mercado emergente, crescendo muito rápido", afirmou o presidente da Jaguar Land Rover, Ralf Speth. Segundo ele, a unidade brasileira deve ser uma réplica da fábrica indiana da empresa.
A previsão é que, inicialmente, a fábrica monte veículos da marca Land Rover. O valor do investimento não foi informado.
A Land Rover vendeu 8.185 veículos em 2011 e encerrou o ano com 0,24% de participação de mercado, segundo dados da Fenabrave (federação dos distribuidores de veículos).
Já a Jaguar vendeu 14 unidades no país no período de janeiro a outubro do ano passado, de acordo com a Abeiva (Associação Brasileira das Empresas Importadoras de Veículos Automotores). A associação ainda não divulgou o total de 2011.
A Jaguar Land Rover foi comprada por US$ 2,3 bilhões pela indiana Tata Motors em 2008. A empresa, assim como a maior parte dos fabricantes, vem mudando a estratégia de suas operações para dar maior foco a mercados emergentes.
No ano passado, o grupo inaugurou uma fábrica na Índia para montar o modelo Land Rover Freelander.
Speth afirmou que mantém esforços para conseguir finalizar uma parceria para começar a produzir na China, onde espera investir cerca de US$ 100 milhões.
FOLHA