segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Justiça do Rio de Janeiro absolve PM que matou ao confundir furadeira com arma


O Tribunal de Justiça do Rio absolveu o policial militar Leonardo Albarello, que atirou e matou um homem que segurava uma furadeira, durante operação policial no Andaraí (zona norte do Rio), em maio de 2010.

Na sentença - do dia 12 de dezembro -, o juiz afirma que "qualquer policial teria a mesma ação que o agente, nas mesmas circunstâncias em que este se encontrava".

Segundo a decisão, o erro do policial foi motivado por uma série de fatores: "o ínfimo espaço de tempo para reflexões; a pressão de uma operação policial, sob o dever específico de proteger seus companheiros; a razoável distância para o alvo e a forma da ferramenta empunhada similar a de uma arma de fogo".

A família da vítima - o supervisor de supermercado Hélio Barreira Ribeiro, 47 - pode recorrer da decisão.

À época, Ribeiro estava no alto de uma escada, no terraço de casa, e manejava uma furadeira. O policial, que é cabo do Bope (Batalhão de Operações Policiais Especiais), alegou ter tido a impressão de que Ribeiro empunhava uma arma.

O cabo -  há 12 anos na corporação e dez na tropa de elite - integrava uma equipe do Bope que checava uma denúncia de que traficantes do Morro do Borel, na Tijuca (zona norte) -ocupado pela PM para instalação de UPP (Unidade de Polícia Pacificadora) - estariam coagindo moradores de uma vila.

FOLHA