segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Lojas fechadas pela crise viram galeria de arte em Atenas


Em meio à profunda crise econômica, os estudantes da Escola de Belas Artes de Atenas transformaram 16 pontos de comércio fechados no centro da capital grega em uma galeria de exposições de arte.

Ao menos durante o período de festas, a iniciativa da Sociedade Municipal de Cultura da Prefeitura de Atenas Tecnópolis conseguiu devolver a vitalidade ao centro da cidade, onde as consequências da crise são palpáveis.

As lojas estão desertas. Foram poucos os compradores, mesmo durante o Natal e o Ano-Novo, que em outros anos tinham intenso comércio.

As empresas que declararam falência aumentaram: segundo dados da Confederação Grega de Comércio, em setembro passado o número de casos registrados foi cerca de 25% maior que o do mesmo mês em 2010.

Além do desemprego e da perda do poder aquisitivo da população, as lojas fechadas, com suas portas e vitrines manchadas, cobertas de material publicitário ou de grafites, criaram um ambiente desolador, sujo e triste.

Mas agora, as 16 lojas acolhem mostras de arte e atraem o público com suas variadas criações até o próximo dia 7.

"Com essa ação revitalizamos as lojas fechadas e oferecemos aos jovens artistas a oportunidade de apresentar suas obras", afirmou Kostas Bitzánis, diretor-executivo de Tecnópolis.

Outro objetivo é injetar otimismo em uma população castigada, que entra em 2012 com um panorama sombrio, dadas as fortes medidas de economia adotadas para obter ajuda financeira externa.

"É uma ação muito limitada, como todas as outras manifestações culturais que organizamos para as festas de fim de ano", disse Bitzánis. "Mas, graças à imaginação de jovens artistas, as ruas comerciais do centro mudaram de aspecto. Gostaríamos de fazer o mesmo em bairros da periferia", completou.

FOLHA