terça-feira, 17 de janeiro de 2012

ONU estima que Brasil deve crescer 2,7% em 2012


O Brasil deve crescer 2,7% neste ano, segundo estimativa divulgada em relatório da Unctad (agência de assuntos econômicos da ONU) nesta terça-feira (17) em Genebra.

Em 2011, segundo estimativa do governo brasileiro, o crescimento da economia deve ficar em torno de 3%. O resultado oficial do PIB (Produto Interno Bruto) nacional será conhecido apenas em março.

No comunicado "Situação e Perspectivas da Economia Mundial", a ONU prevê que o crescimento da América Latina será de 3,3%, enquanto as projeções para potências emergentes como China e Índia são de 8,7% e 7,7%, respectivamente.

De acordo com divulgação do governo chinês de hoje, a segunda economia do mundo cresceu 8,9% em 2011.

Na análise da ONU, a economia mundial está à beira de uma nova recessão devido ao crescimento "anêmico" em 2012 e 2013. Essa hipótese deve se confirmar, aponta o relatório, caso os governos não consigam parar a alta do desemprego, os riscos gerados pelo aumento do deficit público dos países e a fragilidade do sistema financeiro global.

Segundo a ONU, o deficit de empregos no mundo hoje é 64 milhões, número que pode subir para 71 milhões (sendo que 17 milhões do total estariam nos países ricos).

A previsão é de um aumento de 0,7% do PIB da União Europeia em 2012 e 1,7% em 2013. Para os Estados Unidos, a ONU prevê uma alta de 1,5% neste ano e 2%, em 2013.

Sobre a onda de medidas de austeridade fiscal praticada pelos países ricos (com redução de salários, benefícios e investimentos governamentais, entre outras decisões) que visa diminuir drasticamente a dívida pública, o comunicado alerta: "países desenvolvidos deveriam ser mais cuidadosos e não embarcar prematuramente em políticas de austeridade fiscal, devido ao frágil estado de recuperação e os altos níveis de desemprego".

FOLHA