segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Polícia acha 13 corpos baleados no oeste do México


A polícia do México encontrou nesta segunda-feira 13 corpos seminus empilhados em frente a uma loja de conveniência no oeste do país, segundo autoridades locais.

Bilhetes ameaçadores foram encontrados junto às vítimas, alvejadas no que parece ser uma disputa entre quadrilhas de traficantes no Estado de Michoacán.
Todas as vítimas são do sexo masculino, sendo três menores de idade. Os corpos foram deixados junto à loja, na beira de uma rodovia na periferia de Zitacuaro, 160 quilômetros a oeste da Cidade do México, segundo o Ministério Público.

Os corpos já tinham sinais de decomposição, indicando que as mortes ocorreram dias antes e que os cadáveres foram jogados de madrugada em frente à loja.

Michoacán, Estado natal do presidente Felipe Calderón, vive uma relativa calma desde que a polícia matou o chefe do semirreligioso cartel La Familia, em 2010.
Grupos rivais disputam no Estado as lucrativas plantações de maconha e rotas do tráfico de metanfetaminas no oeste do México.

Mais de 46 mil pessoas já morreram devido a incidentes envolvendo traficantes desde que Calderón tomou posse e mobilizou o Exército em uma "guerra às drogas", cinco anos atrás.

Zitacuaro é uma cidade usada por turistas interessados em verem a migração anual das borboletas-monarcas na região, em outubro e novembro.

REUTERS/FOLHA