quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Acidente de trem mata 49 e fere mais de 600 na Argentina

Ao menos 49 pessoas morreram e mais de 600 ficaram feridas nesta quarta-feira na estação terminal Once de Buenos Aires, depois que um trem descarrilou ao chegar em alta velocidade - aparentemente após perder os freios - e se chocou contra a plataforma.


De acordo com os jornais argentino "Clarín" e "La Nación" e a agência de notícias France Presse, que citam o porta-voz da Polícia Federal, ao menos 49 pessoas morreram. 

Anteriormente, Alberto Crescenti, chefe dos serviços sanitários de emergência da cidade, havia dito em coletiva de imprena que os mortos no acidente poderiam passar de 40.

Equipes de bombeiros continuam trabalhando para retirar os passageiros presos aos metais retorcidos dos primeiros vagões. Cerca de 30 pessoas permanecem presas nas ferragens.

Imagens de TV mostraram o resgate do maquinista, preso entre os ferros retorcidos da locomotiva. Outros feridos foram transportados em macas.

"Há pessoas com fraturas e ensanguentadas. O trem estava muito cheio, o impacto foi tremendo. Eu vinha em um vagão em que se pode viajar com bicicleta. As pessoas estavam desesperadas para sair", contou um passageiro, que se identificou apenas como Ezequiel.


SEM FREIOS

Autoridades dizem acreditar que a composição - que colidiu com a plataforma de embarque da estação Once - possa ter perdido os freios. A suspeita se baseia nos primeiros testemunhos dos passageiros, que relatam que o trem entrou na estação em velocidade muito elevada.

"O trem entrou na estação a uma velocidade de 20 km por hora", afirmou o secretário de Transportes, Juan Pablo Schiavi, em coletiva de imprensa no terminal ferroviário, acrescentando que pode haver mortos.

"O acidente é muito grave. Há vagões sobre vagões, e um deles entrou seis metros dentro do outro. Tudo está filmado e será investigado", acrescentou Schiavi.

Fontes policiais também informaram que a composição - que levava 2.000 passageiros - ficou sem freios e se chocou contra a plataforma.

O mais recente acidente ferroviário ocorrido na Argentina foi em 18 de dezembro passado, quando uma locomotiva se chocou contra um trem repleto de passageiros parado em uma estação da periferia sul da capital, deixando 17 feridos.

Em 13 de setembro de 2011, nove pessoas morreram e 212 ficaram feridas no choque de dois trens e um ônibus em uma passagem de nível do bairro metropolitano de Flores (oeste), em um dos episódios mais graves dos últimos anos.

FOLHA