quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Brasileiro disputa patente de combustível com americanas


Um cientista brasileiro entrou em uma briga de patentes travada há mais de um ano por duas empresas americanas dedicadas ao setor de combustíveis renováveis, informa reportagem de Tatiana Freitas publicada na Folha desta quinta-feira.

Adriano Mariano, hoje pesquisador na Escola Politécnica de Montreal, no Canadá, diz ter descoberto uma tecnologia patenteada pela Gevo para a produção de butanol.

Trata-se de um combustível semelhante ao etanol, porém com maior teor energético. "Os americanos estão muito interessados no butanol porque ele é mais próximo à gasolina, o que diminui a necessidade de adaptação dos motores", diz Mariano.

A corrida para chegar a uma fórmula mais eficiente abriu uma guerra de patentes entre Gevo e Butamax, associação entre Du Pont e BP.

Desde janeiro de 2011, seis patentes foram concedidas a essas empresas, que entraram com cinco ações judiciais, uma contra a outra.

Mariano entrou na disputa na semana passada, quando a Gevo anunciou a patente de um processo especial de fermentação do butanol.

FOLHA