terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Corpos de militares mortos na Antártida são levados ao IML


Os corpos do primeiro-sargento Roberto Lopes dos Santos, 45, e do suboficial Carlos Alberto Vieira Figueiredo, 47, mortos no incêndio na Estação Antártica Comandante Ferraz, na Antártida, foram levados ao IML (Instituto Médico Legal) do Rio de Janeiro por volta das 11h desta terça-feira (28).

Eles chegaram à Base Aérea do Galeão, no Rio, às 8h50, onde receberam homenagens da Presidência da República e das Forças Armadas. Os corpos foram trazidos de Punta Arenas, no Chile, em uma aeronave C130-Hércules da FAB (Força Aérea Brasileira).

As homenagens "post-mortem" lembram os atos de bravura praticados no combate ao incêndio.

O vice-presidente da República, Michel Temer, lamentou o acidente ao conduzir a homenagem do Planalto, que promoveu os dois oficiais ao posto de segundo-tenente e admissão na Ordem do Mérito da Defesa no grau de comendador.

O ministro da Defesa, Celso Amorim, disse que a "perda é sempre irreparável, mas jamais será esquecida".

A base militar brasileira de pesquisas na Antártida tinha uma infraestrutura que incluía laboratórios científicos bem equipados, dormitórios e cozinha industrial, biblioteca, oficinas e instalações técnicas para embarcações usadas em expedições.

FOLHA