quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Facebook planeja levantar US$ 5 bilhões em oferta de ações


A rede social Facebook planeja apresentar seu registro para oferta pública de ações (IPO, na sigla em inglês) nesta quarta-feira com perspectivas de levantar cerca de US$ 5 bilhões.

Segundo o jornal "New York Times", o banco de investimentos Morgan Stanley deverá ser o escolhido para liderar a oferta, após desbancar o Goldman Sachs.

O Morgan Stanley já possui experiência em subscrições de operações de empresas digitais. Em 2011, atuou nos IPOs da rede social corporativa LinkedIn, do site de descontos Groupon e do Zynga.

O IPO da empresa de games sociais foi o segundo maior do mercado americano de internet. Em 2004, o Google levantou US$ 1,9 bilhão e foi avaliado em US$ 23 bilhões.

Considerando a expectativa sobre o potencial do Facebook, o IPO de US$ 5 bilhões é considerado pequeno. Havia especulação de que o volume poderia chegar a US$ 10 bilhões.

Segundo Fernando Belfort, analista brasileiro da consultoria Frost & Sullivan, o IPO bilionário do Facebook é resultante do "enorme potencial visto pelo mercado na exploração do ativo mais valioso da empresa, seu banco de dados com as informações dos usuários".

No entanto, para Belfort, a questão da privacidade é a grande barreira enfrentada pelo Facebook atualmente. "Qualquer alteração realizada no modelo de privacidade vigente da rede social gera enormes repercursões entre os usuários, e um movimento brusco na direção errada poderia gerar um êxodo importante no site de Mark Zuckerberg", disse.

Outro desafio será saber se, com o aporte de capital, os gestores do Facebook conseguirão desenvolver um modelo de negócios mais diversificado e que consiga conciliar o interesse dos usuários com o interesse dos investidores, na avaliação de Belfort.

No mundo, o Facebook tem quase 800 milhões de usuários. No mercado brasileiro, a rede de Mark Zuckerberg ultrapassou o Orkut como a rede social com maior audiência em número de visitantes na internet brasileira, segundo dados divulgados há duas semanas pela consultoria comScore.

A rede social de Mark Zuckerberg chegou a 36 milhões de visitantes em dezembro, ante 34,4 milhões do site do concorrente Google.

A audiência do Facebook quase triplicou em relação ao registrado um ano antes, em dezembro de 2010, quando era de 12,4 milhões de visitantes.

FOLHA