sábado, 25 de fevereiro de 2012

Moody's revisa 'notas' de bancos do Brasil e México


A Moody's colocou em revisão para possível rebaixamento alguns ratings de dívida e de depósito, de curto e longo prazos, de 15 grupos de bancos e de seguros do México e do Brasil, informou a agência de classificação de risco nesta sexta-feira.

Segundo a instituição, o anúncio de vários bancos na Europa e nos Estados Unidos, em 15 de fevereiro de 2012, bem como a avaliação global da Moody's sobre as conexões entre bancos e risco de crédito soberano motivaram esta ação.

No Brasil, Banco Bradesco, Itaú Unibanco, Banco do Brasil, Votorantim e Safra foram listados pela Moody's, sendo estas instiuições classificadas com ratings acima da classificação de risco soberano. Também fazem parte da lista Santander Brasil, Citibank, BES e HSBC Brasil.

No México, a Moody's cita Deutsche Bank México, Bank of America México, Banco Credit Suisse México e Barclays Bank México, além do BBVA Bancomer e Banco Nacional de México, estas acima do rating soberano.

"A Moody's avaliará os efeitos de quaisquer quedas sustentadas na capacidade dos grupos controladores fornecerem suporte às subsidiárias estrangeiras", informou.

A agência afirma que também avaliará mudanças na disposição dos grupos controladores proverem suporte necessário, além de observar preocupações sobre como a pressão nos grupos controladores podem afetar os perfis de crédito autônomo das subsidiárias.

REUTERS/FOLHA