terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Rede social que organiza mural virtual cresce em ritmo acelerado


Primeiro, vieram os blogs, com posts geralmente curtos. Depois, o Twitter, com suas mensagens em 140 caracteres. Agora é a vez do Pinterest, rede social em que o texto é um detalhe. O que importa são as imagens.

Mural virtual de fotos e vídeos, o Pinterest.com explodiu nos últimos meses: alcançou o marco de 10 milhões de usuários em janeiro. É pouco, se comparado aos mais de 800 milhões de cadastrados no Facebook, mas a velocidade de crescimento impressiona - só de setembro a dezembro, a alta foi de 429%.

A rede também tem conseguido manter seus usuários conectados. Eles gastam uma hora e 15 minutos por mês no Pinterest, número que só é menor do que o do Tumblr (uma hora e 38 minutos) e o do Facebook (seis horas e 33 minutos), batendo o Twitter e o Google+, segundo o site especializado Statista.

O Pinterest é como um grande painel de cortiça, um mural virtual em que o usuário alfineta não só fotos suas ou de amigos mas também qualquer tipo de imagem que o atraia na internet.

Tais fotos são divididas em álbuns temáticos, criados pelo usuário (como "receitas de bolo", "ideias para decorar a casa", "livros que li"). Também é possível ver murais dos outros, segui-los e republicá-los (como no Twitter), além de curti-los e comentá-los (como no Facebook).

Uma das inspirações para o serviço veio de um hábito de infância de Ben Silbermann, 29, um de seus fundadores. Ele colecionava insetos. "Achava que era realmente legal e que estava fazendo um serviço importante", disse Silbermann ao "USA Today". "Os livros nas prateleiras das pessoas dizem algo sobre quem elas são".

Esse espírito de colecionador move o Pinterest, criado por Silbermann e dois amigos em março de 2010, após cinco meses de trabalho.

TOQUE FEMININO

A publicitária Paula Maia foi uma das pessoas que ajudaram o site a chegar aos 10 milhões. "Hoje o Pinterest, para mim, é mais importante que o Facebook", afirma. "De manhã, antes de abrir o e-mail, já abro o Pinterest, em busca de referências novas".

Ela procura imagens de design, tipografia, moda, arquitetura, fotografia e tatuagem. Paula descreve a rede como simples, de bom gosto, sem espaço para discussões vazias e livre de lixo eletrônico.

A elegância do site é também aprovada por outras mulheres - que, segundo a empresa Experian Hitwise, compõem 58% da audiência do Pinterest. Dados da AppData dizem que 97% dos fãs do serviço no Facebook são do sexo feminino.

"Muitas experiências on-line são claramente desenhadas por engenheiros homens, como o Facebook, o Google+ e o Quora. No Pinterest, o conteúdo e a identidade do usuário ficam em primeiro plano, não me sinto sufocada. Por isso a rede cresce tanto entre as mulheres", diz Adena DeMonte, usuária norte-americana da rede.

Por enquanto, o site não é aberto. Para entrar, é preciso ser convidado por algum amigo que já tenha conta na rede. Ou clicar em "Request an invite" para ser convidado pelo próprio Pinterest. A resposta costuma ser rápida.

FOLHA