quarta-feira, 25 de abril de 2012

Blogueira quer fazer 365 passeios diferentes em São Paulo


Foi em Nova York que a atriz Joana Pires, 31, teve a ideia de fazer um blog sobre São Paulo. Ao visitar a cidade americana por mais uma vez, ela decidiu procurar notícias de moradores pela internet e fugir do roteiro turístico da metrópole.

"Percebi que muitos amigos meus que vieram de outras cidades, me pediam dicas que iam desde marceneiros até onde almoçar num domingo em São Paulo", conta ela que nasceu em Presidente Prudente, no interior de São Paulo. "Decidi reunir todas essas informações num blog, sem nenhuma pretensão jornalística, apenas como alguém que mora aqui".

No aniversário de dois anos do diário digital, Joana lançou a si própria um desafio: conhecer um novo lugar na cidade todos os dias. A experiência, claro, ela relata no blog  www.dicassaopaulo.com.br.

Qual foi a sua primeira impressão sobre São Paulo?


Joana Pires - Eu já vinha muito para cá apesar de morar a 600 quilômetros. Acho que a cidade é menos assustadora do que parece. Mas uma coisa engraçada que percebi quando me mudei é que à noite o céu é muito mais claro do que em outras cidades.


Algo te assustou?


Eu fui furtada na Paulista logo que me mudei, por volta de 1999. Fiquei um pouco neurótica com assalto. Subo o vidro se estou no carro e vejo alguém me aproximando.


Qual a melhor maneira de conhecer a metrópole?


A pé. Quem vem pela primeira vez tem que ir para o Centro e lugares como o Mercadão e o Mosteiro São Bento. Tem muita gente que mora em São Paulo e nunca foi. Tem que andar na Paulista, Jardins e Vila Madalena. São três lugares que dão uma ideia rápida da cidade, mas claro que ela é muito maior e diferente do que isso. Também é legal ver o contraste entre a 25 de março e a Oscar Freire.


Você tem uma lembrança inesquecível da cidade?


A coisa que eu mais gosto da cidade é quando estou de carro na Avenida Rebouças e caio no Pacaembu. É incrível sair daquela rua movimentada e chegar num vale aberto. Gosto muito da torre do Banespa também, mas ela está fechada.


Qual é o seu passeio preferido aqui?


Eu adoro gastronomia e a parte cultural. Meu lugares favoritos são o restaurante Ritz, o Café Suplicy do Jardins e o Coffee Lab na Vila Madalena. Também adora a Cinemateca e a Estação Pinacoteca.


Você tem uma dica para quem quer gastar pouco em São Paulo?


Indico o Museu do Perfume, que é um passeio grátis, rápido e informativo. A parte cultural daqui é barata. Qualquer museu tem um dia na semana que é de graça. Para comprar roupas, tem o mercado Como Assim, na Benedito Calixto.


O que fazer para continuar amando São Paulo todos os dias?


Esse projeto está me fazendo reinventar a minha relação com a cidade. Comecei a pesquisar de novo sobre o que há aqui. Me planejei para ir ao Tatuapé, que é um bairro que eu não conheço. Estou me sentindo turista em São Paulo.


FOLHA