quinta-feira, 26 de abril de 2012

Brasil terá de dobrar capacidade energética até 2020, diz Lobão


O ministro das Minas e Energia, Edison Lobão, afirmou nesta quinta-feira que o país terá que dobrar a capacidade instalada de geração de energia elétrica até 2020 para atender ao crescimento econômico. A capacidade instalada atual é de aproximadamente 117 gigawatts.

"Começamos a formar o nosso estoque de energia há 150 anos. Nos próximos 12 anos, teremos que dobrar o nosso estoque, disse o ministro, durante lançamento do projeto educacional "Energia que Transforma", no Rio de Janeiro.

Lobão lembrou do racionamento de energia elétrica em 2001 e em 2002, e ressaltou que hoje existe energia "sobrando" para garantir o futuro do país e o bem-estar social.

"A falta de energia não vai ocorrer neste país", garantiu.

SETOR PETROLÍFERO

Falando sobre o setor petrolífero, o ministro disse que é "perfeitamente possível" em alguns projetos uma associação entre a Petrobras e a OGX, empresa de Eike Batista.

O ministro participará nesta tarde da visita que a presidente Dilma Rousseff fará às obras do porto do Açu, no noroeste fluminense, que estão cargo da EBX, grupo empresarial de Batista.

"Ele [Eike Batista] poderá se associar à Petrobras, assim como qualquer outra empresa privada. Não temos nada contra o capital privado", disse Lobão, ressaltando que o porto será o terceiro maior do mundo.

FOLHA