terça-feira, 10 de abril de 2012

Coreia do Norte diz ter finalizado preparação para lançar satélite


O regime comunista da Coreia do Norte informou nesta terça-feira que completou os preparativos para pôr em órbita um satélite de observação terrestre mediante um foguete de longo alcance e reiterou que a missão tem fins científicos.

Em entrevista coletiva em Pyongyang, funcionários do Comitê de Tecnologia Espacial asseguraram que o lançamento, que os Estados Unidos e seus aliados contemplam como um teste balístico encoberto, tem fins pacíficos, informou a agência japonesa "Kyodo".

Os representantes norte-coreanos confirmaram aos jornalistas que o lançamento acontecerá em algum momento entre a quinta-feira desta semana e a segunda-feira da próxima.

Tanto Washington como Seul e Tóquio pressionaram Pyongyang a desistir de seu plano de pôr o satélite em órbita, já que consideram que se trata do teste de um míssil de longo alcance que violaria as resoluções 1718 e 1874 do Conselho de Segurança da ONU.

A Coreia do Norte, que nesta semana celebra o centenário do nascimento do fundador do país, Kim Il-sung, insiste que esta missão tem como objetivo coletar, entre outras coisas, informações sobre recursos florestais, colheitas e previsões meteorológicas.

EFE/FOLHA