segunda-feira, 16 de abril de 2012

Elizabeth 2ª concluirá Jubileu com passeio de carruagem em Londres


A rainha Elizabeth 2ª da Inglaterra concluirá em 5 de junho uma longa semana de celebração de seu Jubileu de Diamante com um passeio pelas ruas do centro de Londres na mesma carruagem usada por William e Kate no dia de seu casamento, anunciou a Casa Real.

Depois de um almoço em sua homenagem com 700 convidados no palácio de Westminster, a soberana, acompanhada de seu marido Philip, duque de Edimburgo, encabeçará o desfile real até o Palácio de Buckingham no "State Landau" de 1902, uma carruagem descoberta enfeitada com motivos de ouro que representam a pompa da monarquia mais famosa do planeta.

Ela será seguida a curta distância por outras carruagens ocupadas pelo herdeiro do trono, príncipe Charles e sua mulher, Camilla, e outra pelo príncipe William, sua mulher Kate e seu irmão Harry.

Do Parlamento, o cortejo real percorrerá a Whitehall, a artéria que abriga a maioria dos ministérios, até a praça Trafalgar, e depois pegará The Mall, a grande avenida londrina que leva ao palácio, onde a rainha deverá aparecer no balcão.

Milhares de britânicos deverão se reunir ao longo do percurso nesta terça-feira decretada festiva e que concluirá quatro dias de celebrações. O ex-Beatle Paul McCartney também dará um show em Buckingham e será realizada uma procissão fluvial de mil barcos encabeçada pela soberana no Tâmisa.

Antes, nos dias 10, 11 e 13 de maio, será realizado em Windsor um grande espetáculo equestre no qual haverá música e balé para reconstituir os 60 anos de reinado de Elizabeth 2ª.

No dia 18, a rainha oferecerá também nessa residência perto de Londres um almoço para o qual convidou os principais representantes das outras casas reais do mundo.

FRANCE PRESS/FOLHA