sábado, 28 de abril de 2012

Expropriação da YPF é projeto de um povo, diz Cristina Kirchner


A presidente da Argentina, Cristina Fernández de Kirchner, afirmou nesta sexta-feira que a expropriação das ações da espanhola Repsol na petroleira YPF foi "obra de um povo". A declaração foi feita em discurso para cerca de 100 mil militantes em um estádio do Vélez Sarsfield, na capital Buenos Aires.

Cristina agradeceu o voto positivo dos partidos de oposição, como a Frente Ampla Progressista e a União Cívica Radical, na medida. "O apoio que deram não foi ao governo, mas ao país. [A expropriação] Não é obra de um partido ou setor, é obra de um povo. Isso foi um aprendizado político e como ainda é possível ter isso".

A mandatária ainda afirmou que o Estado "não pode abrir mão de suas responsabilidades políticas, econômicas e sociais de um país", em referência a medidas de reforço à indústria que causaram críticas da comunidade internacional, como as retenções às exportações de veículos e livros estrangeiros.


Na última quarta (25), o Senado argentino aprovou por grande maioria o projeto de lei que retira as ações da companhia espanhola. A iniciativa, promovida pelo governo de Cristina Kirchner e que agora passa à Câmara dos Deputados, foi aprovada por 63 votos a favor e três contra, além de quatro abstenções, após cerca de 15 horas de debate.

O projeto declara de "utilidade pública e sujeita a desapropriação" a fatia de 51% das ações da YPF em poder da Repsol, titular de uma participação total de 57,43% na petrolífera argentina, cujos outros sócios são o grupo argentino Petersen (25,46%) e o Estado argentino (0,02%), enquanto os 17,09% restantes cotam nas bolsas de valores de Buenos Aires e Nova York.

O texto também inclui a desapropriação das ações da Repsol em sua controlada YPF Gás, distribuidora de gás butano e propano.

EMOÇÃO

O ato público coincidiu com a comemoração dos nove anos de chegada de Néstor Kirchner, marido de Cristina, à Presidência em 2003. O encontro teve a participação de todos os ministros e membros do gabinete da presidência, além de governadores peronistas, como Daniel Scioli, da província de Buenos Aires.

No início do evento à Cristina, chamado de "Unidos e Organizados para Aprofundar o Modelo", a presidente se emocionou ao lembrar do marido, morto em 2010. "Quem pensava que ele [Néstor] seria o presidente da República Argentina?".

Cristina afirmou que o destino dos argentinos voltou a ser feito no território nacional após a entrada de Néstor na Presidência. "Não voltaremos a escrever a história de fora e com interesses contrários aos da pátria, usando velhas receitas e propondo políticas inviáveis".

FOLHA