segunda-feira, 23 de abril de 2012

Facebook alcança 901 milhões de usuários, mas vê lucro cair 12%


A caminho de alcançar 1 bilhão de usuários e finalizar uma oferta inicial de ações bilionária, o Facebook viu seu lucro cair no primeiro trimestre por conta de uma forte elevação em custos.

A empresa de Mark Zuckerberg registrou lucro de US$ 205 milhões de janeiro a março, cifra 12% inferior ao valor registrado no primeiro trimestre do ano passado. A queda aconteceu apesar de avanços na receita e no número de usuários.

As despesas do Facebook somaram US$ 677 milhões no período, quase o dobro do registrado no primeiro trimestre de 2011. Os principais vilões das contas foram os custos com pesquisa e desenvolvimento e com marketing.

As receitas tiveram alta de quase 45%, para US$ 1,058 bilhão. O resultado mostra que aumentou a relação entre a rede social e a companhia de jogos Zynga, criadora do FarmVille. O Facebook atribuiu cerca de 23% do faturamento à parceria. Em 2011, a contribuição da parceira havia sido de 12%.

O número de usuários da rede social subiu 6,6% nos três primeiros meses do ano na comparação com o total registrado em dezembro de 2011. No final de março, 901 milhões de pessoas estavam conectados ao Facebook.

Os dados foram divulgados em uma atualização dos documentos referentes à oferta de ações da rede social. A estreia do Facebook na Bolsa, que deve acontecer no próximo mês, deve levantar cerca de US$ 5 bilhões e elevar o valor de mercado da companhia para cerca de US$ 100 bilhões.

FOLHA