quinta-feira, 5 de abril de 2012

Filho de Gaddafi foi agredido em prisão na Líbia, diz defesa


A defesa de Saif al Islam Gaddafi, filho do ex-ditador da Líbia Muammar Gaddafi, afirmou nesta quinta-feira ante o Tribunal Penal Internacional (TPI) que ele foi "agredido fisicamente" na cadeia de Zenten, a 180 km de Trípoli, onde aguarda julgamento por crimes contra a humanidade.

Em comunicado, os advogados afirmaram que ele está em total isolamento e ainda recebeu golpes dos agentes líbios que fazem sua custódia.

O TPI e as autoridades líbias disputam para ver quem vai julgar Saif al Islam Gaddafi. A defesa acusa os membros do Conselho Nacional de Transição de darem "uma volta drástica" para evitar que o tribunal sediado em Haia investigue os crimes de guerra e sejam responsáveis pelo julgamento do filho do ditador.

Os defensores também declararam que foram informados que não há provas suficientes para imputá-lo por "crimes sérios". Eles ainda disseram que os promotores pretendiam processar o filho do ditador por crimes menores, como criação irregular de peixes e problemas com a licença de um camelo.

Os representantes da corte internacional afirmam que Saif al Islam foi pego em um "buraco negro legal" e "desprovido de seus direitos". Em contrapartida, o governo líbio afirma que está implantando um tribunal especial para julgá-lo.

FOLHA