terça-feira, 17 de abril de 2012

Italiana é libertada após um ano de cativeiro na Argélia


A italiana Maria Sandra Mariani, 54, que estava sequestrada desde o começo do ano passado por um grupo islâmico ligado à Al Qaeda na Argélia, foi libertada hoje, confirmou hoje a Chancelaria italiana.

Raptada em 2 de fevereiro de 2011 no sul do deserto argelino enquanto fazia um passeio turístico na região de Aidena. A confirmação de sua libertação foi dada por seus pais, que conversaram por telefone com ela.

"Agora estou no paraíso, finalmente estou libertada. Pensei tanto em vocês e abraço todos. 

Estou bem. Amanhã de manhã estarei na Itália, em Roma", avisou Sandra a seus pais.

De acordo com a rede de televisão "Al Arabiya", dos Emirados Árabes, María se encontra em Burkina Fasso, país situado ao sul da Argélia e de Mali.

O ministro das Relações Exteriores da Itália, Giulio Terzi, expressou sua gratidão a "todos aqueles que contribuíram para o êxito positivo da questão dom grande dedicação constância e profissionalismo".

Ele não deu detalhes sobre como foi feita a libertação.

Mariani foi capturada por vários terroristas que viajavam em veículos 4x4 armados com fuzis automáticos, quando retornava de um passeio pela conhecida área turística de Djanet acompanhada por um guia e um cozinheiro.

Posteriormente, os sequestradores colocaram em liberdade o guia e o cozinheiro e autorizaram a refém a realizar uma ligação através de seu telefone por satélite para alertar o responsável pela agência de turismo com a qual viajou.

Por enquanto, continua em poder de criminosos a também italiana Rossella Urru, sequestrada em 23 de outubro de 2011 em Tinduf, no sul da Argélia, junto a dois voluntários espanhóis.

ANSA/EFE/FOLHA