terça-feira, 17 de abril de 2012

Julian Assange e o seu libertário WikiLeaks chegam à televisão e à internet



John Surico (Village Voice e Russia Today)
Luz, câmeras, ação. Hoje, Julian Assange, fundador de WikiLeaks e hacker mundialmente conhecido, estreia na televisão mundial, inaugurando um novo programa, do qual é apresentador e principal entrevistador, “The World Tomorrow” [O mundo amanhã], no canal patrocinado pelo governo da Rússia, de TV por satélite, Russia Today.
O programa é apresentado online e por televisão, em inglês, espanhol e árabe – três das línguas mais faladas no mundo – e com certeza deixará de cabelos em pé os altos escalões governamentais em todo o mundo.
A chamada que se vê em http://www.youtube.com/watch?v=TMIDuLA57Kg, distribuída internacionalmente pela Russia Today, é uma amostra do que fará e dirá, por televisão, em três línguas, o homem mais odiado e mais perseguido pelo poder no planeta. E, sinceramente, parece muito interessante.
Com clips de Occupy Wall Street, a ‘Primavera Árabe’ e cenas do calvário de Assange desde que foi preso, o vídeo termina com a declaração épica de Assange, que dá título ao programa: “Hoje, estamos à procura de ideias revolucionárias, capazes de mudar o amanhã do mundo, o mundo amanhã”.
Não há dúvida alguma de que, ao abrir espaço para um programa apresentado por Julian Assange, na televisão mundial, o governo da Rússia hoje faz um grande serviço a favor da liberdade de imprensa. E a primeira edição do programa acontecerá na data que marca os 500 dias do bloqueio financeiro decretado contra Wikileaks.
TRIBUNA DA INTERNET