domingo, 29 de abril de 2012

Plataforma de petróleo aderna na baía de Guanabara


Uma plataforma de perfuração da empresa Transocean adernou cerca de três graus, na baía de Guanabara, no Rio de Janeiro, por volta das 23h de sábado (28). Segundo a Capitania dos Portos, funcionários que estavam na embarcação tiveram que ser resgatados às pressas e levados para o píer Mauá.

O número de trabalhadores socorridos não foi divulgado. A Capitania dos Portos ainda não sabe os motivos do acidente. A Transocean afirmou ao órgão que "a inclinação foi causada pela admissão de água em uma das pernas da plataforma".

A Folha tentou contato com a assessoria da Transocean, mas ninguém foi localizado. Da mesma forma, a ANP (Agência Nacional do Petróleo e Gás Natural) e o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) ainda não se posicionaram sobre o caso.

Em nota, a Capitania dos Portos diz que "o fato não causou poluição hídrica e não causa risco à navegação". Não houve feridos.

O embarque de água foi controlado. No início da tarde deste domingo, dois rebocadores da Marinha utilizavam cabos de aço na tentativa de retornar a plataforma Artic I à sua posição vertical para impedir uma inclinação ainda maior. Até as 13h, a embarcação continuava adernada ligeiramente para um dos lados.

FOLHA