segunda-feira, 30 de abril de 2012

S&P rebaixa qualificação de 11 entidades financeiras espanholas


A agência de medição de riscos Standard & Poor's rebaixou a qualificação de 11 entidades financeiras espanholas depois que, na quinta-feira passada (26), já havia diminuído em dois níveis a nota da dívida soberana espanhola pelas dificuldades em fechar a reestruturação do setor bancário.

Em comunicado divulgado nesta segunda-feira, a S&P rebaixou a qualificação do Santander, Banesto, Santander Consumer, BBVA, Banco Sabadell, Ibercaja, Kutxabank, Bancos Cívica, Bankinter, Barclays e a Ceca (Confederação Espanhola de Caixas Econômicas).

Além disso, situou em perspectiva negativa a qualificação que outorga a Caixabank, Bankia e ao Banco Popular.

RECESSÃO

A economia espanhola entrou em recessão após cair 0,3% entre janeiro e março deste ano e somar dois trimestres consecutivos de contração, confirmou nesta segunda-feira o INE (Instituto Nacional de Estatística).

O dado antecipado pelo INE é um décimo inferior ao previsto há uma semana pelo Banco Central da Espanha, que estimou uma queda trimestral de 0,4% e uma contração anualizada do 0,5%.

A Espanha atravessa uma grave crise econômica, com um desemprego que já afeta 5.639.500 pessoas, 24,44% da população ativa.

O governo conservador de Mariano Rajoy aprovou austeros orçamentos para 2012 que incluem um objetivo de déficit público de 5,3% do Produto Interno Bruto (PIB), no horizonte para deixá-lo em 3% em 2013, como exige o Pacto de Estabilidade da União Europeia.

De acordo com os dados do INE, a queda anualizada (primeiro trimestre com relação ao mesmo período do ano anterior) foi de 0,4%.

Segundo o Instituto, os dados são consequência de uma contribuição mais negativa da demanda nacional, compensada parcialmente por uma contribuição positiva da demanda externa.

EFE/FOLHA