segunda-feira, 30 de abril de 2012

Trombone Shorty, símbolo de Nova Orleans, vem ao Brasil


Uma enquete para escolher um símbolo da reconstrução da cidade norte-americana de Nova Orleans, devastada pelo furacão Katrina, em 2005, incluiria hoje, certamente, o músico Trombone Shorty, 26, entre os indicados.

Nos últimos anos, graças à repercussão de seus shows e dos elogiados álbuns "Backatown" (2010) e "For True" (2011), Shorty viu seu prestígio crescer dentro e fora dos Estados Unidos. De jovem revelação da música de Nova Orleans, tornou-se um de seus astros internacionais.

Não foi por outro motivo que o New Orleans Jazz & Heritage Festival - um dos maiores eventos musicais do mundo, que está exibindo centenas de atrações até o dia 6 de maio - escolheu Shorty para ilustrar seu pôster oficial deste ano.

"É muito excitante ser um representante da cultura desta grande cidade. Eu me sinto muito honrado ao saber que me vêm assim", disse o músico e cantor à Folha, por telefone, no sábado.

No dia seguinte, ele se apresentaria no maior palco desse festival, onde também estariam o pianista Dr. John e o rock star Bruce Springsteen.

Shorty, que veio ao Brasil para o Bourbon Street Fest, em 2010, vai voltar a tocar aqui. Será uma das atrações do 2º BMW Jazz Festival, em São Paulo (dia 9/6, no Via Funchal) e no Rio (dia 12/6, no Teatro Oi Casagrande).

"Foi muito legal perceber que os ritmos brasileiros são muito próximos dos estilos de música que tocamos aqui em Nova Orleans", diz o trombonista, lembrando-se da visita anterior. "A plateia brasileira realmente curte música e reage a tudo que acontece no palco".

Como outros talentos da nova geração de sua cidade, Shorty não se limita a uma vertente musical. O repertório de sua banda, a Orleans Avenue, mistura funk, rock, soul, jazz e hip-hop, com muita energia no palco. Uma fusão dançante que ele mesmo rotulou de "supafunkrock".

Outro motivo para o aumento da popularidade de Shorty, nos últimos anos, é sua presença na série de TV "Tremé" (veiculada pelo canal pago HBO), que recria de forma ficcional o processo de reconstrução de Nova Orleans.

"Tenho perdido as gravações porque estou viajando muito, mas devo participar da próxima temporada. A música de Nova Orleans nunca esteve tão bem representada antes na TV", afirma.

Consciente de que faz parte de uma tradição musical, Shorty vai lançar em breve uma fundação para ajudar músicos jovens com poucos recursos. "Minha ideia é fornecer instrumentos decentes para esses estudantes. Será minha contribuição para que o legado musical de Nova Orleans continue".

TROMBONE SHORTY


QUANDO: dia 9/6, às 21h, no Via Funchal (r. Funchal, 65, Vila Olímpia, tel. 0/xx/11/3846-2300)
QUANTO: de R$ 30 a R$ 120
CLASSIFICAÇÃO: 14 anos


FOLHA