segunda-feira, 2 de abril de 2012

Wikipédia abrirá seu primeiro escritório no Brasil


"Por que a comunidade de editores da Wikipédia em português não cresce no Brasil e quais as áreas prioritárias que devemos focar para gerar um crescimento?"

Essa foi a principal pergunta a que a paulistana Oona Castro, 31, teve de responder no processo seletivo para se tornar a representante da Wikimedia Foundation (fundação responsável pela Wikipédia e outros projetos) no Brasil.


A ideia não era obter uma resposta definitiva, ainda que a pergunta seja baseada em dados reais e represente "o maior desafio que a diretora no Brasil enfrentará", segundo a própria fundação.

O objetivo era testar a capacidade dos candidatos de interagir com a comunidade de usuários (agrupada no movimento voluntário Wikimedia Brasil) para chegar a uma resposta - a colaboração é central na filosofia wiki.

"No fundo, é uma resposta que ninguém tem. Eu procurei mostrar que provavelmente existem motivos externos para isso, culturais, de hábitos das pessoas na internet", explica Oona.

"O teste foi uma chance de ver se você aguenta o tranco, uma semana de intensivão de relacionamento com a comunidade, foi muito legal".

Com uma larga experiência de trabalho com movimentos colaborativos e de cultura livre --seu último emprego foi como diretora-executiva do instituto (e site) Overmundo, onde esteve por mais de quatro anos-, Oona diz que seu papel será o de uma "catalizadora".

"Centralização é um tiro no pé. Eu cheguei para trabalhar com a comunidade, não vim para substituí-la. Meu papel é pensar, com a fundação e com os usuários, o que cabe ou não para o Brasil".

SÃO PAULO OU RIO?

Contratada no mês passado como consultora, ela deverá ser nomeada diretora após estruturar formalmente o primeiro escritório do grupo no Brasil (e o segundo fora dos EUA, depois do da Índia).

Ele deve ser aberto em até seis meses, provavelmente em São Paulo, ainda que Oona também cogite o Rio, onde reside, tendo em mente o "boom" que a cidade vive por conta da Copa de 2014 e da Olimpíada de 2016.

Paralelamente, começa a formar uma equipe que terá mais três ou quatro pessoas, uma delas já selecionada - Everton Zanella Alvarenga, o Tom, membro da Wikimedia Brasil e consultor no projeto Wikipédia na Universidade.

Segundo Oona - cujo nome homenageia a mulher de Charles Chaplin, Oona O'Neill--, a presença da fundação no Brasil deve ser temporária: projeta-se, por ora, um período de dois anos.

Nesse tempo, terá de cumprir dois objetivos principais: fortalecer a comunidade de editores e aumentar o número de leitores e usuários da Wikipédia e de outros projetos da fundação, como o dicionário colaborativo Wiktionary e a Wikimedia Commons, repositório de imagens, vídeos e sons de uso gratuito. Ela também destaca a vontade de ter maior participação feminina.

"Vamos sistematizar, encaminhar e construir processos que façam a Wikimedia crescer, aumentando a cultura de colaboração", diz ela.

FOLHA