terça-feira, 1 de maio de 2012

Ex-chanceler abandona Parlamento de Israel após perder liderança


A ex-ministra das Relações Exteriores Tzipi Livni deixou o Parlamento nesta terça-feira, poucas semanas depois de sua remoção da liderança do principal partido de oposição de Israel, e acusou líderes israelenses de negligenciarem os esforços de paz com os palestinos.

"Existe uma necessidade imediata e urgente de alcançar um acordo permanente com o mundo árabe e com os palestinos", disse Livni em comentários televisionados depois de entregar sua carta de demissão como legisladora do partido Kadima.

Ela disse que irá continuar na vida pública, deixando aberta a opção de concorrer na próxima eleição, esperada para daqui a alguns meses, depois de ter perdido uma série de oportunidades de se tornar a primeira primeira-ministra de Israel desde Golda Meir nos anos 1970.

"Israel vive sobre um vulcão. O relógio do mundo está andando. A existência de um Estado judeu democrático, que é do que trata o sionismo, está sob séria ameaça", disse Livni, de 53 anos.

Livni, que como ministra das Relações Exteriores em um governo anterior liderado pelo Kadima serviu como principal negociadora de paz de Israel, aludia ao que pode ser a perda eventual de uma maioria judia a menos que os palestinos da Cisjordânia, ocupada por Israel, e da faixa de Gaza obtenham seu próprio Estado.

REUTERS/FOLHA