quarta-feira, 16 de maio de 2012

Legião Urbana é revivida com Dado, Bonfá e Wagner Moura


"Cara, eu tenho medo, mas tenho mais coragem. Fiquei mais a fim de fazer do que qualquer coisa, de imediato".

Assim Wagner Moura descreve sua reação ao convite para participar, como vocalista, de um tributo à Legião Urbana ao lado do guitarrista Dado Villa-Lobos e do baterista Marcelo Bonfá.

O show, encomendado pela MTV, acontece nos dias 29 e 30 de maio, em São Paulo, e seu anúncio causou primeiro surpresa (um ator no lugar do mítico Renato Russo?) e, depois, irritação em boa parte dos fãs (um ator no lugar do mítico Renato Russo?!?).

Não importou o fato de Moura, como qualquer adolescente dos anos 1980, ser fã da banda, daqueles que decoravam "Faroeste Caboclo".

De nada adiantou ele ser um cantor diletante (tem uma banda, Sua Mãe) e já ter cantado Legião em cena -imitou Renato Russo numa interpretação de "Será", no filme "Vips" (2011), e cantou "Tempo Perdido" em "O Homem do Futuro" (2011).

"Estamos nos expondo muito, porque estamos lidando com um repertório que tem milhões de fãs. É óbvio que haverá o preconceito por eu ser um ator popular, não ser um cantor. A gente sabia que ia ter de lidar com isso desde o começo, e esse risco me instiga", diz Moura.

Os músicos também não titubearam quando souberam do projeto. "A resposta do Wagner foi tão esfuziante e acolhedora que eu falei 'cara, vamos fazer'", diz Dado. "Quando as pessoas saírem do show, vão entender porque a gente fez isso", diz.

A apresentação, dirigida por Felipe Hirsch, terá 25 músicas, passando por todos os discos do grupo - inclusive "A Tempestade" (lançado no ano da morte de Renato, 1996) e "Uma Outra Estação" (póstumo, de 1997), que a Legião nunca mostrou ao vivo.

Impedidos de usar o nome Legião Urbana (a marca pertence à família de Renato Russo, que não autorizou o uso), os remanescentes da banda afirmam estar cansados desse tipo de disputa e que estes shows serão os últimos com o repertório do grupo.

"É triste, é ruim, é chato [não poder usar o nome da banda]. Realmente é uma situação que incomoda, mas vai ser a última vez. A partir do dia 31 de maio, não teremos mais esse tipo de problema, isso é certo", diz Dado.

TRIBUTO À LEGIÃO URBANA


QUANDO 29 e 30/5, às 21h

ONDE Espaço das Américas (R. Tagipurú, 795, São Paulo; tel. 0/xx/11/2027-0777)
QUANTO R$ 200
CLASSIFICAÇÃO 18 anos


FOLHA