terça-feira, 1 de maio de 2012

Morre Tomás Borge, último fundador vivo da Frente Sandinista da Nicarágua


Tomás Borge Martínez, fundador da governante Frente Sandinista de Libertação Nacional (FSLN) e uma figura controversa na Nicarágua, faleceu nesta segunda-feira aos 81 anos de idade em Manágua devido a uma infecção pulmonar.

O presidente nicaraguense, Daniel Ortega, decretou três dias de luto nacional, suspendeu as atividades previstas pelo Dia dos Trabalhadores e convocou os dirigentes sandinistas ao Palácio Nacional nesta terça-feira para prestar homenagem a Borge.

Atual embaixador da Nicarágua no Peru, Borge morreu no Hospital Militar Alejandro Dávila Bolaños, onde estava internado desde o começo de abril.

"Com profunda dor estamos comunicando que concluiu sua frutífera vida revolucionária o comandante Tomás Borge", informou a primeira-dama nicaraguense, Rosario Murillo. No momento de sua morte, pouco depois das 21h locais, Borge estava acompanhado por sua esposa e filhos, disse Rosario.

Borge fora operado por conta de uma infecção pulmonar no último dia 6 e desde então permanecia hospitalizado, em estado crítico, segundo relatórios do Exército da Nicarágua.

FOLHA