terça-feira, 22 de maio de 2012

Parada Gay de São Paulo estará mais pobre este ano, diz organização


Com R$ 120 mil a menos, a 16ª edição da Parada Gay de São Paulo estará mais pobre se comparado ao ano passado, segundo os organizadores do evento. O tema deste ano será "Homofobia tem cura: educação e criminalização" e deve usar boa parte dos R$ 325 mil arrecadados em patrocínio.

Com orçamento baixo, os trios elétricos consequentemente diminuíram na nova edição. Em 2011 foram 16 carros. Este ano o número é de 12 até o momento - que pode alterar até o dia da Parada, segundo a organização.

A redução de custos pesou principalmente no número dos trios da Associação da Parada do Orgulho GLBT de São Paulo, que organiza o evento. De cinco carros em 2011, apenas três estão programados para este ano. Um 4º trio só entrará no desfile caso a organização consiga patrocínio próprio para ele.

"O dinheiro arrecadado é destinado para três componentes: as nossas despesas do ano, a Parada e os eventos que acontecem durante o Mês do Orgulho GLBT", disse Fernando Quaresma, presidente da associação. Ele não soube informar quanto do valor arrecadado seria destinado apenas ao dia do evento.

"Encaminhamos o projeto do evento pedindo patrocínio para vários lugares, mas recebemos muitos 'nãos'. É uma coisa inexplicável. Nós temos a maior Parada do mundo e infelizmente não temos apoio de patrocínio", se queixou Quaresma, durante coletiva à imprensa.

Os três trios da organização da Parada devem abrir e fechar o evento, que ocorrerá dia 10 de junho, tem previsão para começar às 12h e terminar as 18h. A concentração, no entanto, deve começar a partir das 10h em frente ao Maps (Museu de Arte de São Paulo).

O primeiro trio representará o tema do ano, o segundo será o carro da diversidade. O evento será fechado com o carro cujo tema é a paz, combatendo a violência contra a comunidade GLBT.


Veja a programação do 16º Mês do Orgulho LGBT de São Paulo:

Ciclo de Leituras Dramáticas



Datas:8, 15, 22 e 29 de maio

Horário: 20h

Local: Livraria da Vila - alameda Lorena, 1.731 - Jd. Paulista


10º Ciclo de Debates


Datas: 28, 30, 31 de maio e 1º junho

Horário:19h

Local: Sesc Consolação - rua Dr. Vila Nova, 245


12ª Feira Cultural LGBT


Data: 7 de junho

Horário: das 10h às 22h

Local: Vale do Anhangabaú


12º Prêmio Cidadania em Respeito à Diversidade

Data: 8 de junho

Horário: a partir das 12h

Local: Avenida Paulista - concentração em frente ao Masp


FOLHA