terça-feira, 14 de agosto de 2012

Grupo armado mata oito em bar de Monterrey, no México


Oito pessoas morreram e uma ficou ferida no ataque de um grupo armado na noite de segunda-feira contra um bar da cidade de Monterrey, norte do México. A região metropolitana, que fica próxima à fronteira dos Estados Unidos, é uma das mais atingidas pelos confrontos entre policiais e os cartéis do narcotráfico.

O grupo armado chegou em três veículos ao bar Matehuala, no centro de Monterrey, a terceira maior cidade do México, e invadiu o local abrindo fogo pelas duas portas do estabelecimento.

De acordo com a Agência Estatal de Investigações, quatro pessoas morreram na hora e outras quatro não resistiram aos ferimentos, morrendo no hospital. Uma das vítimas ainda está internada, em estado grave.

O Matehuala fica a duas quadras do bar Sabino Gordo, onde no dia 8 de julho de 2011 pistoleiros mataram 21 pessoas, a maioria funcionários do local, em um dos maiores incidentes de violência na terceira maior cidade mexicana.

A zona metropolitana de Monterrey é cenário de disputas violentas entre cartéis de narcotraficantes. Desde o início da ofensiva do atual presidente Felipe Calderón, em 2006, cerca de 50 mil pessoas morreram vítimas da guerra contra o narcotráfico no país.

O presidente eleito, Enrique Peña Nieto, que deverá assumir em dezembro, já afirmou que manterá a política, mas prometeu diminuir o número de mortes em decorrência das brigas entre cartéis.

FOLHA DE S. PAULO