sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Obama responde ao discurso de Clint Eastwood

Em uma resposta bem-humorada a um dos discursos mais inusitados já realizados numa convenção republicana, com o ator e diretor Clint Eastwood dialogando com um Barack Obama imaginário representado por uma cadeira, o presidente democrata postou uma foto em sua conta no Twitter com a inscrição: "Este lugar está ocupado". Veja a imagem:


A repercussão do discurso de Eastwood, repleto de  críticas ao presidente, resultou na criação de uma conta no Twitter com o nome "Invisible Obama", que foi suspensa nesta manhã. Desde ontem, ela já havia arregimentado mais de 39 mil seguidores. Os comentários cômicos incluíam mensagens como "Compartilhe uma foto minha quando chegar ao trabalho. Estou na sua cadeira". E usando uma brincadeira com o bordão mais usado na convenção republicana (We built it, algo como "nós é que construímos"), a página alerta: "The GOP built me" ou o Partido Republicano me construiu. 


A brincadeira não acaba aí. Internautas passaram a usar a hashtag Eastwooding para postar fotos em que discutem com diversos tipos de cadeiras, como na imagem abaixo. Os humoristas do Comedy Central publicaram um resumo do discurso em referência ao tom  e aos temas diversos: "Estava falando com Barack Obama no outro dia... Batata.Tênis. Peixe. Pizza. Álgebra. Corrida de carro".
No Twitter, Larry Sabato, diretor do Centro de Política da Universidade da Virgínia, desabafou: "Eu me sentiria melhor se soubesse que Clint não vê ninguém naquela cadeira". Um assessor da campanha de Romney disse à CNN que julgar um ícone americano como Clint Eastwood pela lente da política simplesmente não funciona.


No pronunciamento mais comentado da convenção republicana, Eastwood criticou Obama por não cumprir promessas como o fechamento de Guantánamo e pela demora para trazer os soldados americanos que estão no Afeganistão de volta. Sempre conversando com a cadeira, inventou respostas para seu Obama imaginário. Ao entrar no palco, a tela no fundo projetava uma imagem de caubói como o que ele personificou no cinema. E ao final, convidou a plateia a repetir a frase de um de seus filmes mais famosos, "Dirty Harry": "Vocês querem me fazer ganhar o dia?"e o público: "Faça o meu dia". 

Questionado sobre a resposta democrata ao tema, o secretário de imprensa da campanha de Obama, Ben LaBolt, disse por e-mail ao site Politico.com que "todas as perguntas devem ser enviadas para Salvador Dalí".Alguns integrantes da campanha democrata aproveitaram para fazer piada. David Axelrod escreveu no Twitter após a saída do senador Marco Rubio, da Flórida, que apresentou Mitt Romney: "Este grito que você ouve nos bastidores é o pobre Clint, quando disseram a ele que Mitt quer manter os EUA no Afeganistão indefinidamente".
O GLOBO