sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Apagão atinge todo o Nordeste, além de áreas de Tocantins, Pará e Distrito Federal


RIO — Um apagão ocorrido às 23h14m de quinta-feira (0h14m de sexta no horário de Brasília) atingiu os nove estados da região Nordeste. Concessionárias de Ceará, Maranhão, Paraíba e Bahia confirmaram o blecaute. Houve falta de energia também no Rio Grande do Norte, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Piauí e parte dos estados do Pará, Tocantins, além de parte do Distrito Federal.



Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), quatro horas depois do ocorrido, 70% das cargas haviam sido restabelecidos. Na manhã desta sexta-feira, a energia já havia voltado em todos os locais afetados. Esse foi o quinto apagão que ocorreu no país em pouco mais de um mês, o segundo no Nordeste.

ONS também informou que o isolamento do Nordeste provocou desligamento total das cargas da região, onde vivem 53 milhões de pessoas, somando 9.500 MW. Na região Norte, houve desligamento de 3.400 MW, ou 77% da carga total. A capital do Pará, Belém, não foi afetada porque foi suprida pela hidrelétrica de Tucuruí.

Márcio Zimmermann, ministro interino de Minas e Energia, admitiu nesta sexta-feira que os recentes acontecimentos não podem ser considerados normais, ainda mais por estarem acontecendo em sequência.

— Eventos como esses não são normais e a coincidência, então, é que é mais anormal ainda. Isso é que esta sendo avaliado. Nós estamos com uma equipe de técnicos que vão lá (em Colinas), do ONS, da Aneel. Deslocamos uma equipe para a subestação de Colinas, para verificar in loco — afirmou o ministro interino.

O ONS informou que um curto-circuito provocou o incêndio na linha de transmissão entre as estações de Colinas (TO) e Imperatriz (MA) — que pertence à empresa transmissora Taesa, cujos acionistas majoritários são a Cemig e um fundo de investimentos. Por causa disso, o sistema de segurança desligou a conexão entre os sistemas do Norte e do Nordeste ao do Sul e Sudeste.

Em entrevista ao “Bom Dia Brasil”, da TV Globo, o diretor-geral do órgão, Hermes Chipp, disse que o circuito afetado é relativamente novo e o problema não deve ter sido causado por falhas de manutenção.

Ainda nesta sexta-feira acontecerá reunião do Comitê de Monitoramento do Sistema Elétrico — com membros do ONS, da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e do Ministério das Minas e Energia (MME) — para analisar o apagão. A reunião, inicialmente prevista para a manhã desta sexta-feira foi reagendada para às 14h, para aguardam a chegada de Hermes Chipp.

Quatro apagões em pouco mais de 1 mês

É a segunda vez nos últimos 35 dias que ocorre um apagão na região Nordeste. Em 22 de setembro, segundo o ONS, um problema nas interligações Sudeste/Norte e Sudeste/Nordeste prejudicou o fornecimento de energia em parte da região Nordeste do país, deixando cerca de 6 milhões de consumidores sem luz por 23 minutos em seis estados da região.

No dia 3 de outubro, um curto-circuito em um transformador de Furnas em Foz do Iguaçu, deixou às escuras 2,667 milhões de clientes de 13 estados do país, inclusive no Rio. Apenas um dia depois desse apagão nacional, um blecaute atingiu 70% do Distrito Federal por pelo menos duas horas.
Segundo o ministro Márcio Zimmermann, as causas desses apagões são similares e que isso está sendo avaliado:

— O sistema elétrico brasileiro é um dos maiores de transmissão do mundo, sempre trabalha com nível de confiabilidade bom. Nós tivemos no últimos mês uma diminuição dessa confiabilidade, e ainda não se tem as razões. Sempre inicia com equipamento falhando, proteção primária não atuando e aí levando para a proteção secundária, provocando eventos de grandes proporções. Isso é o que está sendo avaliado.

O GLOBO