quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Ford fechará fábricas e cortará 5,7 mil empregos na Europa


LONDRES - A Ford revelou planos para fechar unidades e demitir funcionários na Europa, em uma tentativa de atingir lucratividade na região.
A montadora planeja corte de custos, que incluem o fechamento de fábricas europeias, transferência de produção de alguns produtos, melhora significante de utilização de capacidade e reduções de vagas de empregos. As ações planejadas reduzirão a capacidade de montagem de veículos, excluindo a Rússia em 18%, ou 355 mil unidades. As economias brutas anuais relacionadas às medidas serão de entre US$ 450 milhões e US$ 500 milhões.
A Ford observou que há um excesso de capacidade de produção na região, decorrente da queda de mais de 20% da demanda total da indústria de veículos na Europa Ocidental desde 2007. A montadora disse que as vendas de veículos novos na região atingiram seu menor patamar em quase 20 anos neste ano e deverão manter-se estáveis ou cair ainda mais no próximo ano.
Os fechamentos de fábricas incluem duas unidades no Reino Unido, uma em Southampton e a outra em Dagenham. A Ford também planeja encerrar a produção em uma fábrica de montagem em Genk, na Bélgica, até o final de 2014. Estas três unidades empregam atualmente cerca de 5.700 funcionários.
Os planos anunciados nesta quinta-feira, junto com uma iniciativa previamente anunciada para reduzir cerca de 500 posições em toda a Europa, afetam 6.200 pessoas ou cerca de 13% da força de trabalho europeia da Ford. Isso inclui 4.300 cargos em Genk e 1.400 posições no Reino Unido.
DOW JONES/ESTADÃO