segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Furacão Sandy cancela nove voos do Brasil para os EUA


O furacão Sandy, que afeta o tempo na costa leste dos Estados Unidos, cancelou nesta segunda-feira nove voos do Brasil para o território americano, segundo a Infraero (empresa que administra aeroportos no Brasil).

Na TAM, única companhia brasileira que faz viagens para os EUA, um voo para Nova York foi cancelado no Aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos (Grande São Paulo), e outro para Miami no Aeroporto Internacional Tom Jobim, na zona norte do Rio.

A American Airlines cancelou dois voos para Nova York saindo de Guarulhos e outros dois saindo do Tom Jobim.

Em relação às chegadas ao Brasil, houve uma frequência para Nova York cancelada em Guarulhos e outro, que deveria chegar às 09h42 no Galeão, que está previsto para 17h30.

A Delta Airlines não confirmou o voo previsto para esta segunda-feira a Nova York que sairia de Guarulhos, mas as viagens a Atlanta e Houston continuam previstas.

Um voo vindo do aeroporto de Newark, em Nova Jersey, e outro que sairia de Guarulhos e do Galeão para o mesmo terminal foram cancelados pela United Airlines. Os demais voos da companhia, para Houston e Miami, estão mantidos.

Companhia que só voa para o Rio, a US Airways confirmou seu voo para Charlotte, na Carolina do Norte.

RECOMENDAÇÕES

A Infraero (tel. 0/xx/11/2445-2945) recomenda a passageiros que tenham voos para os EUA que entrem em contato com suas companhias aéreas para verificar possíveis atrasos ou cancelamentos.

Em nota, a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) informa que, diante da possibilidade de o furacão Sandy chegar aos Estados Unidos, voos podem ser cancelados ou atrasados por questões de segurança.

Ela recomenda aos passageiros que, antes de sair de casa para viajar, confirmem o horário e a manutenção de seus voos junto às companhias aéreas. 

A agência reguladora diz que vai monitorar a prestação de assistência aos passageiros pelas empresas que tiverem que cancelar ou alterar o horário de voo à região.

Em casos de atrasos e cancelamentos, a companhia aérea deve assegurar o direito do passageiro a receber acesso à comunicação (a partir de uma hora de atraso), alimentação (a partir de duas horas), acomodação (a partir de quatro horas) e traslado para passageiros que estiverem na localidade de residência.

Em casos de voos cancelados, o passageiro pode ser reacomodado em outro voo ou ser reembolsado com o valor integral pago pela passagem área.

Caso o passageiro se sinta prejudicado ou tenha seus direitos desrespeitados, a Anac recomenda, primeiramente, que o consumidor procure a própria companhia aérea. Se o problema não for solucionado, o usuário pode encaminhar o problema à Anac (tel. 0800 725 4445), aos órgãos de defesa do consumidor e/ou ao Poder Judiciário.

FURACÃO

Em toda a costa leste americana, cerca de 7.400 voos domésticos e internacionais foram cancelados até terça-feira (30). A previsão é de que o tráfego aéreo seja afetado até quarta-feira (31).

Cerca de 375 mil tiveram de ser retiradas de áreas costeiras de Nova York, incluindo Coney Island, Red Hook, Rockaway Beach e quase toda a costa de Staten Island. Essas pessoas foram levadas a mais de 70 abrigos que foram improvisados em prédios de escolas públicas.

O furacão Sandy alcançou categoria 1 na escala Saffir-Simpson, que vai até cinco. Antes de chegar aos EUA, ele passou pelo Caribe, onde provocou 66 mortes no Haiti, Cuba, República Dominicana, Jamaica e Bahamas. Os ventos estavam a 140 km/h na manhã desta segunda-feira, a 615 km da cidade de Nova York.

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, alertou os americanos neste domingo (29) que o furacão Sandy é uma "tempestade séria e grande" e pediu aos moradores da Costa Leste do país que sigam as ordens das autoridades para se protegerem.

FOLHA DE S. PAULO