segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Copersucar assume americana e vira líder mundial no setor de etanol


A Copersucar anunciou nesta segunda-feira (5) que finalizou na última quinta-feira uma negociação com a Eco-Energy, dos EUA.

A empresa brasileira passa a ser controladora da americana e vai comercializar etanol também em território norte-americano.

Com a aquisição, a Copersucar passa a ser líder mundial em operação de etanol, de acordo com a empresa, respondendo por cerca de 12% do "market share" (participação de mercado) mundial do produto.

"Com este investimento, tornamos a Copersucar uma empresa global no mercado de biocombustível, ampliando sua escala de atuação nos dois principais mercados de etanol do mundo", afirma o presidente do Conselho de Administração da Copersucar, Luís Roberto Pogetti.

As empresas, juntas, agora somam uma capacidade de oferta do biocombustível de 10 bilhões de litros (2,6 bilhões de galões) anuais.

O valor do negócio e a parcela acionária assumida pela Copersucar não foram revelados - por exigência de confidencialidade.

A Eco-Energy fatura US$ 3 bilhões ao ano e a meta é dobrar o tamanho da empresa em três anos. Atualmente, a companhia detém 9% do mercado de etanol dos Estados Unidos.

A operação ainda está sujeita à aprovação das autoridades regulatórias do governo dos Estados Unidos.

GIGANTE

A Copersucar irá comercializar, na atual safra (2012-13), o equivalente a 24% da produção sucroenergética do Centro-Sul do Brasil, segundo estimativas da própria companhia.

O valor corresponde a um volume de 4,8 bilhões de litros de etanol e 8,7 milhões de toneladas de açúcar. As receitas estimadas somam R$ 15 bilhões.

Na Safra 2011/2012, a comercialização de etanol respondeu por 41% das receitas da companhia.

FOLHA DE S. PAULO