segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Militar carioca do Exército está entre os mortos em Santa Maria


RIO - Um jovem tenente do Exército e uma capitã médica, naturais do Rio de Janeiro, estão entre os mortos identificados na tragédia de Santa Maria, no Rio Grande do Sul. Segundo nota do comando Militar do Leste (CML), a capitã Daniele Mattos era lotada no Hospital Central do Exército (HCE) e estava de férias na cidade de Santa Maria, desde o início do mês. Já o Tenente De Lacerda havia sido transferido para o 1° Regimento de Carros de Combate (1° RCC), em Santa Maria. O CML informou que os corpos dos militares encontram-se em Porto Alegre (RS) e estão sendo preparados para serem transladados para o Rio de Janeiro.



"O Comando Militar do Leste está consternado com a situação e se solidariza com os familiares das vítimas do acidente" , conclui a nota.

Segundo o Coronel Almeida Rosa, relações públicas da 3ª Divisão do Exército, que é sediada em Santa Maria, o tenente e colegas teriam aproveitado a folga durante o fim de semana para visitar a cidade. Um parente do militar, que não foi identificado, chegou no domingo a Santa Maria para identificar o corpo, que deve seguir para o Rio ainda nesta segunda-feira, conta o coronel:
- Há uma demora natural para a liberação, mas está sendo resolvida. Uma funerária será responsável pela traslado do corpo para o Rio, onde outra assumirá a responsabilidade. O Exército está dando todo o apoio aos familiares nesse momento.

Segundo Rosa, oito militares teriam morrido no incêndio. Nenhum dos militares teve a idade divulgada, mas o coronel afirma que os soldados teriam "24 anos, no máximo" e a capitã teria "cerca de 30 anos".

- A mãe da capitã médica Daniela Matos chegou ontem (domingo) para identificar o corpo. Sabemos que é ela, mas estamos aguardando a identificação oficial, por isso o nome dela não consta na lista oficial. Ela serviu conosco no Hospital da Guarnição de Santa Maria, e agora servia no Hospital Central do Exército, no Rio. Estava passando férias aqui, revendo os colegas. 

Perdemos militares de várias unidades, inclusive um soldado, Leonardo de Lima Machado, da unidade do tenente - afirma o coronel. Ainda não há informações sobre militares feridos.

Leia abaixo a lista dos militares mortos que tiveram a identidade divulgada
Tenente Leonardo Machado de Lacerda, do 1º Regimento de Carros de Combate, de São Gabriel (RS); Soldado Leonardo de Lima Machado, também do 1º Regimento de Carros de Combate; Tenente Brady Adrian Gonçalves Silveira, da 10ª Companhia de Comunicação Mecanizada, de São Gabriel (RS); Cabo Rogério Floriano Cardoso, do 29º Batalhão de Infantaria Blindada, Santa Maria (RS); Cabo Lucas Leite Teixeira, do 3º Grupo de Artilharia de Campanha Auto Propulsada, Santa Maria (RS); Soldado Luciano Tagliapetra Esperidião, da 3ª Companhia de Comunicação Blindada, Santa Maria (RS); Terceiro Sargento de Cavalaria Diego Silvestre, do 8º Regimento de Cavalaria Mecanizada, Uruguaiana.

O GLOBO